Simpósio do Samba - um projeto com história
O Simpósio do Samba é um evento que surgiu no ano de 1966 na cidade de Santos com o intuito de preservar a memória e difundir a cultura do samba, suas vertentes e territórios de atuação através de intercâmbios realizados em mesas de debate sobre questões que permeiam o passado, presente e futuro do samba tradicional e urbano. De acordo com o idealizador do evento, J. Muniz Jr.: "O simpósio de Santos teve a finalidade de exaltar o samba como música e coreografia, propor medidas em defesa dos interesses das escolas de samba, bem como a sua organização artística e social e do seu nível cultural".
Sua quinta e última edição havia sido em 1982 na cidade de São Paulo mas, em 2022, a produtora musical Nanne Bonny, o músico Mano Jotta e o compositor e sambista Rubens Gordinho decidiram retomar esse importante evento em sua cidade de origem.
Realizado no ano de 2022, o 6. Simpósio do Samba ocorreu em diversos pontos da cidade de Santos e em parceria com o Laboratório de Musicologia da USP, o evento contabilizou 33 pessoas de 7 estados diferentes (Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Minas Gerais) compondo mesas e apresentações.