Mesas
3 de dezembro - Domingo
14h - Mesa "Responsabilidade Social no Samba"
Local: Quadra da G.R.C.E.S. Unidos da Zona Noroeste
Endereço: R. Prof. Francisco de Domênico, S/N - Areia Branca, Santos - SP.
Com a presença de Marília Trindade e Sidnei do Terreiro de Mauá, a proposta da mesa é discutir o samba para além de um ritmo, mas como um elemento responsável por importantes articulações sociais e por uma organização comunitária. A idéia é trazer iniciativas, históricos e mudanças sociais que tem o samba como principal articulador.
4 de dezembro - Segunda-Feira
17h Mesa "Biografias - Como reunir memórias"
Local: UNIFESP
Endereço: R. Silva Jardim, 136 - Vila Matias, Santos
​
A memória é responsável pela nossa identidade pessoal e por guiar em maior ou menor grau nosso dia a dia. Mesmo sem racionalizar, utilizamos e estamos cercados de memórias. Ao mesmo tempo, diversas memórias acabam esquecidas e é aí que surge o trabalho do historiador: lembrar. Nessa mesa repleta de biógrafos, a ideia é discutir o processo de pesquisa e organização das memórias pesquisadas, com seus desafios, obstáculos e surpresas.
5 de dezembro - Terça-Feira
17h Mesa "Ocupando Espaços Públicos"
Local: UNIFESP
Endereço: R. Silva Jardim, 136 - Vila Matias, Santos
Composta por membros de sambas da cidade de Santos, essa mesa visa discutir o samba nas ruas, ocupando seu espaço de direito. Entre as questões que pretendemos abordar estão: quais as estratégias de cada grupo? Como eles vêm a ocupação desses espaços? Como foi o início ? Como vêm o lado político do samba, entre outros pontos.
6 de dezembro - Quarta-Feira
17h Mesa "A Memória está no Corpo"
Local: UNIFESP
Endereço: R. Silva Jardim, 136 - Vila Matias, Santos
O tema do evento será "A Memória está no Corpo" procurando explorar o samba como prática cultural e saber que se preservou pulsando no fio da história em gestos, sons, cantos, roupas. Se por um lado o samba, uma cultura negra, sofreu um processo de marginalização e violências, por outro, ele resistiu e celebrou a vida. Por isso, nesta mesa, olhamos para o samba não só como um ritmo, mas como uma forma de viver no mundo.
7 de dezembro - Quinta-Feira
17h - Mesa "Samba e Sujeitos Periféricos"
Local: Quadra da G.R.C.E.S. X-9
Endereço: R. Santos Dumont, 19 - Estuário, Santos - SP
A mesa procura explorar o samba como uma forma de organização política periférica capaz de auxiliar seus sujeitos a formular uma narrativa sobre si. O samba é responsável pela produção de intelectuais que refletem sua própria realidade e organizam a cidade de uma outra forma, inovadora e combativa. Compreender a história do samba e suas estratégias de resistências e sobrevivência cultural é um dos objetivos da mesa.