Livros
Os livros abaixo listados poderão estar disponíveis a venda com os autores durante o evento:
LIVRO: Fundo de Quintal: O som que mudou a história do samba
AUTOR: Marcos Salles
SINOPSE: "Marcos Salles nos revela detalhes de histórias sobre os componentes do grupo, sobre as músicas e a casa do Fundo de Quintal. As memórias vêm da própria vivência do autor, como de pessoas que conviveram e fizeram parte dos causos narrados. O livro eterniza uma trajetória de resistência, força e respeito, seja entre os integrantes, seja como o público. É uma leitura cativante."
LIVRO: Não somos bandidos - Uma história da X-9 pioneira
AUTOR: Odair José Pereira
SINOPSE: "A história da Escola de Samba X-9, a pioneira do Carnaval santista, em seus dez primeiros anos, mostra-nos toda a vontade de protagonismo da periferia de Santos e como se dava esta troca de interesses entre o poder público e a Escola, que queria se mostrar como representante da cultura negra, mas que embarcou na ideia da brasilidade quando viu que poderia tirar proveito deste cenário."
LIVRO: Do Samba ao Funk do Jorjão
AUTOR: Spirito Santo
SINOPSE: "Livro fruto de anos de pesquisa do autor, ex-preso político na ditadura, que utilizou uma indenização recebida pelo Estado do Rio de Janeiro, para desenvolver o projeto de seu livro "Do Samba ao Funk do Jorjão", hoje uma referência na área . O livro reúne reflexões gerais acerca das origens e dos significados do Samba, a luz de algumas das características mais evidentes de sua evolução através do tempo e do espaço, seus meios - o disco, o rádio, as bandas musicais e os conjuntos de percussão de rua - e seus fins - dentre os quais o de ser a síntese de todos os dramas e dilemas socioculturais do Brasil."
LIVRO: Do Batuque a Batida - do Samba ao Funk como crônica da vida
AUTOR: Odair Dias Filho
SINOPSE: "Este estudo visa explorar as formas de resistência das classes subalternizadas a partir de suas expressões artísticas musicais, começando com o samba e chegando ao funk, que apresentem crônicas da vida como relações sociais dentro do território desta população, enquanto ferramentas capazes de articular críticas mais ampliadas. Para isso, perpassa o contexto social destas expressões culturais, o que inclui o aprofundamento do Estado Penal- Racial, as estratégias de guerra incorporadas às políticas de Segurança Pública urbanas tendo como inimigo alvo os pobres, em especial, a população negra residente nas periferias das cidades. Das inúmeras possibilidades de leitura, parte-se do princípio que o Samba, o Rap e o Funk são expressões artísticas negras e periféricas, que além do papel de denúncia é também uma prática cultural que cria vínculos afetivos na comunidade. Nesse sentido, busca-se aprofundar a compreensão do funk, ainda que considerando toda a heterogeneidade das letras e melodias, como uma forma de resistência política, ante a atuação do Estado-Penal nesses territórios, caracterizados como espaços de confinamento histórico da população desempregada, pobre e, sobretudo, negra."
​
LIVRO: Mestre-Sala e Porta-Bandeira: uma reverência a nobreza do samba.
AUTOR: Jadir Muniz de Souza
SINOPSE: O livro traz contextos históricos do cortejo e reverência, aspectos históricos, condutas, dicas. Jadir Muniz levou 2 anos pesquisando sobre o papel do Mestre-Sala e Porta-Bandeira dentro das agremiações e reúne os resultados de sua pesquisa nesse livro que é essencial para quem gosta de carnaval.
LIVRO: O Imperador do Samba: a história de Dráuzio da Cruz
AUTOR: Jadir Muniz de Souza
SINOPSE: "A história do sambista santista Dráuzio da Cruz está registrada no livro ‘O Imperador do Samba - A História de Dráuzio da Cruz’, de autoria de Jadir Muniz de Souza, De acordo com o autor, a obra narra a história e a trajetória de um dos baluartes imortais dentro do mundo do samba e do Carnaval do Estado de São Paulo, que inclusive deu nome à Passarela do Samba de Santos."